Lages é a primeira cidade de SC a receber a “Carreta da Saúde da Mulher”

Lages foi escolhida pelo Governo de Santa Catarina para sediar o lançamento do programa estadual de promoção e prevenção da saúde feminina, com a chegada da Carreta da Saúde da Mulher, nesta sexta-feira (3), na Praça João Costa. A unidade móvel oferece exames gratuitos de mamografia e ultrassonografia de mama, integrando as ações do Outubro Rosa.

A cidade é a primeira do Estado a iniciar os atendimentos, que também começam nesta semana em Dionísio Cerqueira. Ao todo, duas carretas irão percorrer as 17 Regionais de Saúde catarinenses. Em Lages, serão realizados 1.440 mamografias e 1.080 ultrassonografias, atendendo mulheres dos 18 municípios da Serra Catarinense, conforme a fila do Sistema de Regulação (Sisreg).

O secretário estadual da Saúde, Diogo Demarchi, destacou que a meta é realizar cerca de 43 mil exames em um ano e meio, ampliando o acesso à prevenção. A prefeita Carmen Zanotto, que é autora de leis nacionais voltadas à prevenção e tratamento do câncer de mama e colo do útero, ressaltou que “diagnóstico precoce e atendimento rápido salvam vidas”.

A ação reforça o compromisso do Estado com a interiorização dos serviços de saúde e com o direito das mulheres a exames preventivos pelo SUS, que em 2024 registrou aumento de 13% nas mamografias realizadas em Santa Catarina.

O momento simbólico da chegada da carreta à cidade foi protagonizado por Silvana da Rocha, motorista profissional de Itajaí, que conduziu o veículo até a Praça João Costa — um gesto que também representa a força e o protagonismo feminino.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *